Igreja no Planalto Central define novo quadro de pastores para 2019
Em Concílio Anual, Comissão Diretiva traça metas para 2019

Comissão Diretiva, composta por membros regulares e eletivos, toma as principais decisões administrativas e eclesiásticas no decorrer do ano. (Foto: Mayra Marques)
Nesta terça-feira, 11 de dezembro, membros regulares e eletivos da Comissão Diretiva da Associação Mineira Sul (AMS), sede administrativa da Igreja Adventista para a zona da mata e o sul de Minas Gerais, estiveram reunidos no Concílio Anual para votar e aprovar algumas diretrizes administrativas e missionárias para o próximo ano. Esse Concílio marca o encerramento das atividades gerais da Igreja em 2018.
De acordo com o pastor Gustavo de Sá, presidente da AMS, a Comissão Diretiva é muito importante porque ela representa toda a Igreja deste território em um período de quatro anos, entre uma assembléia e outra (as chamadas Quadrienais). “Essa Comissão toma as principais decisões administrativas e eclesiásticas no decorrer do ano”, explica o pastor Gustavo. No Concílio de hoje, a Comissão tomou várias decisões importantes, dentre elas o registro de relatórios de Secretaria e Tesouraria, que mostraram o crescimento da Igreja Adventista neste território.
“Além disso, decisões sobre a organização de novas igrejas no campo da AMS foram registradas, e isso mostra que a Igreja cresceu e amadureceu neste território. Foi feita também uma avaliação a respeito dos batismos que ocorreram neste ano de 2018, bem como do crescimento real em número de membros adventistas, que apontou a permanência de nossos membros na igreja”, expõe. “Em nome da Associação Mineira Sul, agradeço a cada irmão adventista deste campo, porque todo o crescimento visto e avaliado até aqui foi graças ao envolvimento dos membros na missão, às orações e à comunhão com Deus”, agradece.
A principal meta definida para 2019 é que cada congregação da AMS estude a Bíblia com cem pessoas. Essa iniciativa tem a proposta de mobilizar as mais de 300 igrejas deste território. A meta integra o projeto Alcancemos – Somos um em busca dos 100, desenvolvido em comemoração ao centenário de organização da União Sudeste Brasileira (USeB), sede administrativa da Igreja Adventista para os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Leia também:
Os materiais oficiais do projeto que pretendem auxiliar as congregações no cumprimento dessa meta foram apresentados nesse concílio anual e também aos líderes das igrejas locais que participaram dos treinamentos de líderes promovidos pela AMS nos últimos finais de semana (o último treinamento será realizado em Varginha no próximo sábado, 15 de dezembro). O livro “10 Dicas para Instrutores Bíblicos”, uma série de vídeos com o mesmo título e o aplicativo Alcancemos, disponível para Android e IOS, são os materiais destaques desse projeto. Por meio do aplicativo, é possível registrar o processo dos estudos bíblicos, e ao final do ano, as igrejas que atingirem a meta receberão um certificado. Esses materiais foram preparados pelo departamento de Ministério Pessoal da USeB.
Clique aqui para conferir os materiais disponíveis para download
Antes de lançar a principal meta missionária para a Igreja em 2019, todos os pastores (administradores, departamentais e distritais) da AMS já estão colocando a atividade em prática. Cada um deles está estudando a Bíblia, pessoalmente, com pelo menos uma pessoa.
Relatórios são apresentados durante o Concílio
No Concílio também foi apresentado o relatório de atividades em 2018, com destaque para o perfil da Igreja nesta região. Hoje, a AMS conta com 309 congregações, sendo 138 igrejas e 171 grupos, distribuídos em 37 distritos. Atualmente, são 24.626 adventistas neste território. Deste total, são 10.838 homens e 13.788 mulheres. Nos últimos cinco anos, houve um crescimento real de 33,05% em número de membros.
Nos gráficos a seguir, confira outros dados do perfil da Igreja na AMS:
Mesários votam e registram novos membros do Concílio Anual
A cada dois anos, são definidos os membros eletivos da Comissão Diretiva da Associação Mineira Sul. E para o próximo período de dois anos, a Comissão aprovou os seguintes nomes, em substituição aos anteriores:
OBREIROS:
Glauco Fialho da Cruz, da 3ª Região da AMS
Michael Isaac Ruiz Figueroa, da 5ª Região
Alan Stenio Santos, da 1ªRegião
Denilson Silva Santos, da 2ª Região
André Fernandes da Silva, da 4ª Região
MEMBROS LEIGOS:
Horacio Moreira Dias Júnior (Juiz de Fora) – 1ª Região
Rosa Ermelinda Cerqueira de Mendonça (Campo Belo) – 4ª Região
Eduarda Cellis da Silva (São Lourenço) – 7ª Região
Elias Carvalho Silva (Arantina) – 1ª Região
Lucas Teodoro de Souza (Nova Rezende) – 6ª Região
Conheça o novo líder de Mordomia da Mineira Central
A Igreja Adventista para a região Central, Centro-Oeste e do Triângulo Mineiro (Associação Mineira Central) conta com um novo nome para liderar o Departamento de Mordomia. O pastor Janderson Silva Dias foi escolhido nesta terça-feira (11) pela comissão diretiva da Mineira Central. Silva nasceu na cidade de Varginha (MG) no dia 30 de março de 1990.
Ingressou na Faculdade Adventista da Bahia (Salt-Iaene) e se formou em teologia no ano de 2013. O pastor Janderson Silva começou o ministério como evangelista associado da Mineira Central para a região do Triângulo Mineiro. Em 2015, ele assumiu o projeto especial em Uberaba (MG), mas foi transferido em 2016 para a cidade de Frutal (MG) onde serviu como pastor até dezembro de 2018.
Janderson Silva é casado com a psicóloga Mossally dos Santos Lima Dias, que é natural de Palmeiras do Índios, em Alagoas.
Mordomia e Família
Os departamentos de Mordomia e Família eram anteriormente liderados pelo pastor Jeú Caetano. No entanto, Caetano foi chamado para atuar pela Igreja Adventista nas regiões Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte e Noroeste do estado do Rio de Janeiro (Rio-Fluminense).
Igreja no Planalto Central nomeia novos diretores de departamento
A Comissão Diretiva da Igreja Adventista do Sétimo Dia no Planalto Central votou nesta terça-feira, 11 de dezembro, os nomes dos novos diretores de Educação, Liberdade Religiosa, Ministério da Mulher, Afam (Área Feminina da Associação Ministerial) e Associação Ministerial. Conheça os novos líderes:
Márcio Castro
Educação e Liberdade Religiosa
Formado em Ciências Contábeis, Administração, Pedagogia e Complementação Teológica, iniciou suas atividades na organização Adventista em Mato Grosso. Trabalhou por três anos na área contábil e posteriormente como gestor escolar nos Colégios de Rondonópolis, Sinop e Várzea Grande. Em 2008 foi chamado para trabalhar como diretor no UNASP Campus-HT e, em 2012, foi nomeado diretor do colégio UNASP-SP. Em janeiro de 2014 assumiu os Departamentos de Educação e Liberdade Religiosa na Associação Brasil Central, onde estava até o momento. É casado com a professora Gisely Mazieri com quem tem dois filhos, Kauã e Isabelly.
Ministerial
Nasceu no Paraguai, mas cresceu na Argentina. Formou-se em 1990 no curso de Teologia pela Universidad Adventista del Plata. É casado com Anny Alicia Walter com quem tem dois filhos, Eric Alan Gill e Kevin Daniel. Trabalhou no norte da argentina por 11 anos como distrital e, à partir de 2002, passou a atuar em diversos departamentos como Jovens, Evangelismo e Secretaria Ministerial. Foi presidente da Associação Argentina do Norte, União Austral e União Argentina. Trabalhou um ano na Asociación Casa Editora Sudamericana. E em 2018 veio para o Brasil ser distrital em Santa Maria, DF.
Ministério da Mulher e Afam
Nascida no Uruguai. Graduou-se em Música com especialização em Piano. Atuou como professora na Educação Adventista, e departamental de Afam e Ministério da Criança na Associação Argentina do Norte. Também esteve à frente do departamento infantil na União Argentina. Em 2018 veio para Brasil atuando como secretária do Instituto Adventista de Jubilação e Assistência (IAJA). É casada com o pastor Carlos Gill com quem tem dois filhos, Eric Alan e Kevin Daniel.
Baixe a agenda de eventos 2019
O calendário de eventos da sede administrativa da Igreja Adventista, da região norte catarinense, está disponível para smartphones, tablets e em arquivo para computadores. Nela, os líderes terão acesso as principais datas dos eventos que vão ocorrer em 2019 e aos percentuais da ênfase Cada Um Salvando Um, que envolve comunhão com Deus, relacionamento com o próximo e a missão de evangelizar. Escolha sua opção opção abaixo.
Baixe o aplicativo para Android:Clique AQUI
Baixe para sistema iOS:Clique AQUI
Para baixar o arquivo PDF: Clique AQUI
Concílio Anual anuncia remanejamento de pastores para 2019

Durante o Concílio Anual, foram apresentadas aos pastores, atividades e projetos desenvolvidos ao longo de 2018
Em Concílio Anual da Associação Central Paranaense, realizado nesta terça-feira, 12 de dezembro, a Comissão Diretiva da Igreja Adventista do Sétimo Dia para a região central do Paraná, anunciou o remanejamento de pastores para 2019.
Confira as mudanças:
DEPARTAMENTOS
Mordomia Cristã/Evangelismo
Dezembro 2018: André Flores
Janeiro 2019: Julio Diniz
Ministério Pessoal
Dezembro 2018: Julio Diniz
Janeiro 2019: Julio Padilha
Ministério da Saúde
Dezembro 2018: André Flores
Janeiro 2019: Gunter Erfurth
DISTRITOS
Distrito: Arapoti
Dezembro 2018: Leandro Pletsch Rodrigues
Janeiro 2019: Diego Zanotto Stingelin
Distrito: Uvaranas
Dezembro 2018: Adolfo Hericks
Janeiro 2019: João Luiz Pallu
Distrito: Jardim Alegre
Dezembro 2018: Juscelino Ferreira Mendes dos Santos
Janeiro 2019: Vinicius Moletta
Distrito: Piraí do Sul
Dezembro 2018: Vinicius Moletta
Janeiro 2019: Adolfo Hericks
Distrito: Pilarzinho
Dezembro 2018: Euler Lopo Romero
Janeiro 2019: Ilson Geisler
Distrito: Central Ponta Grossa
Dezembro 2018: Fridolino May
Janeiro 2019: Marcos Cavalcante
Distrito: Agua Verde
Dezembro 2018: Marcos Cavalcante
Janeiro 2019: Fridolino May
Distrito: Wenceslau Braz
Dezembro 2018: Mauro Isaías da Costa Santana
Janeiro 2019: Renato João Vieira
OBRA BÍBLICA – ESCOLAR – OUTROS
Evangelismo/Obra Bíblica
Dezembro 2018: Paulo Dresch
Janeiro 2019: Leandro Pletsch Rodrigues
Pastor Escolar/Um Ano em Missão
Dezembro 2018: Luiz Carlos Salgado
Janeiro 2019: Leandro Weber de Oliveira
Pastor Associado do Juvevê
Dezembro 2018: Herbert Lindoso
Janeiro 2019: Paulo Dresch
Pastor Associado do Portão
Dezembro 2018: Diego Zanotto Stingelin
Janeiro 2019: : Irineu de Moraes
Professor de Bíblia
Janeiro 2019: Herbert Lindoso
* Os demais distritos e funções permanecem como estão – Atualizado 06.11.2018
Novos líderes de departamentos são eleitos para o Leste e Norte paulista
A Comissão Diretiva da Associação Paulista Leste (APL) elegeu para o próximo ano o pastor Arildo Coelho Souza e a professora Milca Moura Mendes Souza como líderes de Mordomia Cristã e Ministério da Criança e do Adolescente, respectivamente, para os adventistas das regiões Leste e Norte da capital paulista. Arildo ocupará o cargo até então desempenhado pelo pastor Nelson Milanelli, que agora se dedica ao Ministério de Aventureiros e Desbravadores da APL. Milca vai dirigir o departamento conduzido pela professora Fernanda Piazze, que a partir de 2019 fará uma pausa em suas atividades no escritório para dedicar mais tempo ao seu filho Bernardo, de 2 anos.
Leia também:
- Eleitos novos líderes de departamentos da Associação Paulista Leste
- Igreja define novo líder de Publicações para as regiões Leste e Norte de SP
Conheça os novos líderes:
Arildo Coelho Souza
Natural de Volta Redonda, Rio de Janeiro, Arildo Coelho Souza iniciou seu ministério em 1999, quando foi ordenado como pastor pela Associação Norte-Paranaense (ANP). Entre os anos de 2000 e 2007, atuou como pastor distrital, passando por regiões dos estados de Sergipe, Paraná e Espírito Santo. Em 2008 foi secretário do Ministério Pessoal da Associação Espírito Santense (AES), e dois anos depois, convidado para ser pastor distrital e capelão do Educandário Espírito Santense Adventista (EDESSA). Após trabalhar como pastor distrital no Pará, assumiu a cadeira de secretário do Ministério Pessoal da Associação Sul do Pará (ASPa), em 2014, função que desempenhou também na União Noroeste Brasileira (UNoB), onde somou como líder de Escola Sabatina e evangelista. Entre 2016 e 2018, foi Secretário Ministerial na UNoB, função que deixará de ocupar em 2019, quando assumirá como líder de Mordomia Cristã da Associação Paulista Leste (APL).
Arildo é casado com a professora Milca Souza há 23 anos e tem dois filhos: Nicole Mendes Souza, de 18 anos, e Felipe Mendes Souza, de 16.
Milca Moura Mendes Souza
Nascida em Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo, Milca Moura Mendes Souza começou seu ministério no ano 2000, como professora de Ensino Religioso em uma das Escolas Adventistas administradas pela Missão Sergipe Alagoas (MSe). Três anos depois, atuou como secretária de escolas, e em 2007 foi secretária do Ministério da Criança na Associação Espírito Santense (AES). Após quatro anos, assumiu a capelania de escolas pela Associação Sul do Pará (ASPa), até receber o convite para ser orientadora educacional. Desde 2014 atua como líder do Ministério da Criança na União Noroeste Brasileira (UNoB), cargo que assumirá em 2019 na Associação Paulista Leste (APL).
Conheça o novo quadro pastoral da Associação Espírito Santense para 2019
Nesta quinta-feira (13), foi definido o novo quadro pastoral da Associação Espírito Santense, que abrange as regiões central e norte do Espírito Santo. Serão 44 pastores trabalhando nos distritos do campo, além da capelania do Colégio Adventista de Vitória e no Educandário Espírito Santense Adventista (Edessa).
Confira a lista:
Águia Branca – Udirley K. Segantini
Aracruz – Sidnei Santos
Baixo Guandu – Paulo Alberto
Barcelona – Peterson Souza
Barra de São Francisco – Roger Becali
Boa Esperança – Arminston Evangelista
Carapina – Alberto Reiter
Colégio Adventista de Vitória (capelão) – Raphael Oliveira
Centro de Vitória – Jairo Oliveira
Colatina – Gilles Ucker
Colúmbia – Roberto Martins
Ecoporanga – William Santos Nunes
EDESSA – Cristian Haese
Interlagos – Carlos Eduardo Petter
Itararé – Eduardo Goulart
Jacaraípe – Emanuel Assis
Jaguaré – Henrique Ribeiro
Jardim Camburi – Patrick Duarte
Jardim da Infância – Gleuber Miranda
Jardim da Penha – Leidevam L. Ross
João Neiva – Juracy Chagas
Juparanã – Bei José de Aleluia
Jurama – Jeanderson Silva
Laranjeiras – Renato Raasch
Linhares – Tomaz Jesus
Mantenópolis – Henderson Silva
Morobá – José Marques
Nova Venécia – Nizan Rabelo
Pedro Canário – Leonardo Bernardes
Ponto Belo – Joeli Gerva
Porto Canoa – Alex Will
Santo Antônio – Deomiro Amorim
São Domingos – Amauri Vasconcelos
São Gabriel da Palha – Adenilton Silva
São Mateus – Moabi Novais
São Silvano – Moisés Perez
Serra – Jaime Martins da Silva
Serra Dourada III – Aldeir Santos
Sooretama – Talmo Souza
Vila Kenedy – Alexandre Ferrari
Vila Valério – Willernani Becker
Vista da Serra – Ubiraci Costa
Vitória – Marcelo Moura
Vitória (Auxiliar)/CAV – Geraldo M. Gazolli Jr.
Conheça os pastores




Igreja no leste paulista vota alteração no quadro pastoral
Regiões e distritos da Paulista Leste são reestruturados para 2019
A Comissão Diretiva da Associação Paulista Leste (APL) votou a reestruturação de três regiões e sete distritos deste território da Igreja Adventista do Sétimo Dia. No total, o campo possui 54 distritos distribuídos em oito regiões. Além disso, também foi votado a mudança de nome do distrito Comunidade Hispana para Missão Global Hispano. Todas as mudanças são válidas a partir de 01 de janeiro de 2019.
Leia também:
Igreja no leste paulista vota alteração no quadro pastoral
Confira como ficou a reorganização das regiões e dos distritos da APL:
Região 3
- Jaçanã
- Jd. Tremembé
- Mandaqui
- Tucuruvi
- Vila Maria
- Vila Medeiros
- Lauzane Paulista
Região 5:
- Caieiras
- Francisco Morato
- Franco da Rocha
- Morro Doce
- Perus
Região 8:
- Casa Verde
- Freguesia do Ó
- Jd. Peri Alto
- Vila Nova Cachoeirinha
- Vila Rica
- Jaraguá
- Jd. Rincão
- Pirituba
Distritos:
Casa Verde
- Casa Verde
- Limão
- Vila Santa Maria
Lauzane Paulista
- Lauzane
- Pedra Branca
- Vila Amália
- Vila Basiléia
- Jd. Antártica
Mandaqui
- Imirim
- Jardim Denise
- Mandaqui
- Parada Inglesa
Tucuruvi
- Tucuruvi
- Santana
Vila Maria
- Jd. Andaraí
- Vila Maria
Vila Medeiros
- Jd. Brasil
- Parque Novo Mundo
- Vila Medeiros
- Vila Guilherme
Vila Nova Cachoeirinha
- Bela Vista
- Vila Dionisia
- Vila Nova Cachoeirinha
- Vila Espanhola
Educação Adventista tem nova diretora geral no norte do PR
A rede da Educação Adventista no norte do Paraná tem uma nova diretora geral. Ireny Ricken, que atuava nessa função em Santa Catarina, assume o departamento no lugar do pastor Vanderson Costa, que foi chamado para a mesma função no Amazonas. A esposa de Vanderson, professora Priscila Costa, era a coordenadora pedagógica na Associação Norte Paranaense (ANP) e foi convidada para dirigir os ministérios da Criança e do Adolescente num dos campos administrativos da Igreja Adventista com sede em Manaus.
Ireny nasceu em Londrina. É graduada em Pedagogia, especialista em Administração, Coordenação e Orientação Educacional. Trabalhou como professora em Londrina e Campo Grande por oito anos, coordenadora escolar em Florianópolis por quatro anos, administradora escolar em Campo Grande e Indaial por 10 anos, coordenadora de campo por quatro meses na Associação Sul-Riograndense (ASR) e líder da rede de escolas adventistas por 11 anos na ASR, na Associação Catarinense (AC) e na Associação Norte Catarinense (ANC). Casada com Volnei Ricken, tem um filho: João Henrique Garcia Ricken.
Cerimônia de ordenação e jubilação marca ministério de pastores

Pastores departamentais e distritais participaram da cerimônia de ordenação, com oração conduzida pelo pastor Geraldo Magela, Ministerial da USeB. (Foto: Mayra Marques)
Nesse domingo, 16 de dezembro, aconteceu uma Cerimônia de Ordenação e Jubilação Pastoral da Associação Mineira Sul (AMS), sede administrativa da Igreja Adventista para a zona da mata e o sul de Minas Gerais. A programação solene aconteceu na igreja adventista central de Juiz de Fora, com a presença de cerca de 400 pessoas. O momento foi um marco na vida pessoal e ministerial de cinco pastores e suas famílias.
Os pastores Allan Stênio, Sirlei Vasques da Costa, Arizene Gonçalves e Rafael da Motta Guimarães foram ordenados ao ministério pastoral, enquanto o pastor Donizetti Tófoli chegou ao final de seu ministério, após 27 anos pastoreando igrejas. Na AMS, o pastor Tófoli serviu à Igreja por cerca de dois anos.
O pastor Maurício Lima, presidente da União Sudeste Brasileira (USeB), sede administrativa da Igreja Adventista para os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, conduziu a mensagem central da cerimônia de ordenação e jubilação. E o pastor Geraldo Magela, líder Ministerial da USeB, realizou a oração de benção e ordenação dos pastores. Seguindo o modelo bíblico, a Igreja Adventista do Sétimo Dia separa homens, através da imposição de mãos, para o sagrado exercício do Ministério Pastoral.

Pastor Donizetti Tófoli realiza seu último batismo oficial após encerrar o ministério na AMS. (Foto: Mayra Marques)
Durante a cerimônia, o pastor Gustavo de Sá, presidente da AMS deu as boas vindas aos pastores ordenados e suas esposas. E, carinhosamente, em nome da sede administrativa da Igreja nessa região despediu-se do pastor Tófoli. “Minhas palavras são apenas de agradecimento e louvor a Deus pelo seu ministério”, proferiu o pastor Gustavo de Sá. “Desejo a você as mais ricas bênçãos de Deus nesta nova e importante fase de sua vida. O ministério é para toda a vida. Com a jubilação, ele apenas muda a maneira como o desempenhamos, ou seja, continuaremos no mesmo trem, porém em vagões diferentes, mas a nossa estação já está chegando muito em breve”, finalizou, referindo-se ao céu como destino.
Os pastores ordenados tiveram a oportunidade de realizar oficialmente seus primeiros batismos após a confirmação da vocação pastoral. Essa ocasião foi surpresa para eles, que alegremente batizaram, ao todo, cinco pessoas. O pastor Tófoli também realizou, de forma oficial, a sua última cerimônia batismal. Mas ele afirmou: “Este é o meu último batismo oficial, porém eu quero continuar batizando pessoas até quando Deus me permitir.”
Giselli Belinassi de Sá, líder da Área Feminina da Associação Ministerial (AFAM) da AMS, expressou gratidão à Maria Neuza Tófoli, esposa do pastor Tófoli, como reconhecimento ao companheirismo dela durante o ministério de seu esposo. “O grupo da AFAM saúda você com admiração por ter a sua vida como um exemplo a ser seguido na fidelidade ao seu esposo, família, igreja e ao ministério pastoral”, destacou. Sara Lima, líder da AFAM da USeB, também proferiu palavras de gratidão e bênçãos à Maria Neuza.
Conheça os pastores ordenados:
(Escrito por Pr. Luiz Claudio Leite, Ministerial da AMS)
Pr. Allan Stênio
Allan Stênio Santos é natural de Capinópolis – MG, nascido em 25 de abril de 1986. Conheceu a Igreja Adventista aos 7 anos de idade. Foi batizado aos 12 anos no dia 28 de setembro de 1998. No final do ano de 2002, sentiu o chamado feito por Deus para ser um pastor adventista. Esse chamado o fez sair de casa aos 15 anos de idade, levando-o a experimentar um preparo e profundo relacionamento com Deus. No mesmo ano, tornou-se colportor efetivo na cidade de Araxá – MG, e meses depois obreiro bíblico da Associação Mineira Central. Por cinco anos, trabalhou em diversas cidades sem a presença da igreja adventista em Minas Gerais, o que o levou à paixão pelo evangelismo. Antes de ingressar no curso de teologia, já havia fundado quatro igrejas e realizado mais de 20 séries evangelísticas. Foi líder Jovem, diretor de Desbravadores e Ancião na igreja em que foi batizado.
Em 2006, iniciou seu preparo acadêmico no Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). No quarto ano de estudos recebeu o chamado para auxiliar o projeto evangelístico para mentes pós-modernas em São Paulo (Nova Semente), onde pôde vivenciar na prática o desafio de ser relevante nos grandes centros urbanos. Também auxiliou como pastor jovem na igreja do Tucuruvi – SP, enquanto ainda cursava teologia. Em 2011, na cidade de Presidente Kennedy – ES, onde realizava um evangelismo nas férias de julho, conheceu a jovem Lorhana Helvécio Marvila, iniciando um namoro seis meses depois. Em 19 de janeiro de 2014 vivenciou ao lado dela o momento mais especial de sua vida, o dia do seu casamento. Em junho de 2012 recebeu o chamado oficial para ser pastor na Associação Sul Espírito Santense. Pastoreou o distrito central de Guarapari – ES e também o projeto Espaço Novo Tempo, em Vila Velha – ES. Em maio de 2014, recebeu o chamado para pastorear o distrito de Campo Belo – MG, na Associação Mineira Sul. Hoje é pastor no distrito de São Bernardo, em Juiz de Fora – MG.
Pr. Arizene Gonçalves
Arizene Gonçalves Ferreira nasceu em 18 de dezembro de 1983, em Varzelândia – MG. É filho de Arioste Gonçalves Ferreira (in memoriam) e Zenita Rodrigues da Luz Ferreira. Entregou sua vida a Cristo ainda juvenil, sendo batizado em 24 de setembro de 1994, aos 11 anos de idade. É casado com Ana Paula Gonçalves da Silva.
Aos 22 anos sentiu um desejo ardente no coração de trabalhar integralmente para o Senhor. Atendendo a este chamado, foi para a colportagem, onde atuou por 10 anos servindo ao Senhor nessa obra. Posteriormente entendeu que poderia servir ao Senhor no Ministério Pastoral. Atendendo a este chamado, iniciou os seus estudos no seminário Adventista, na Universidad Adventista Del Plata, Argentina, em 2009.
Em 2013, concluiu a sua formação teológica e começou a exercer o ministério pastoral no ano seguinte, sendo designado para pastorear o distrito de Mariana, localizado na cidade de Mariana – MG.
Atualmente atende o distrito de Carangola, onde contribui de maneira significativa para o crescimento da igreja nesta região.
Pr. Rafael da Motta Guimarães
Rafael da Motta Guimarães nasceu no dia 6 de janeiro de 1987 e é a terceira geração de adventistas em sua família. É natural de Belo Horizonte (MG), mas aos 3 anos se mudou para o Rio de Janeiro, onde viveu boa parte da vida. Por volta dos 10 anos, sofreu um acidente na praia e quase perdeu a vida. Neste momento desesperador, prometeu servir a Deus, caso Ele o salvasse. Foi então que, após essa experiência de quase morte, decidiu ser batizado. A cerimônia foi realizada pelo pastor Irineu Stabenow, na igreja de Botafogo (RJ), onde frequentava. Após concluir o Ensino Médio, iniciou os estudos no curso de Relações Internacionais, com o sonho de ser um diplomata. Aos 20 anos, mudou-se com sua família para Brasília, onde terminou sua primeira faculdade e teve a grande oportunidade de servir a Deus de forma mais profunda, assumindo a direção da Escola Sabatina Jovem da Igreja Central de Brasília; também ministrava estudos bíblicos e pregava em diversas igrejas.
Ao dedicar boa parte do tempo às atividades espirituais, seus sonhos tomaram outro rumo, pois sentiu o chamado de Deus para se dedicar à pregação do evangelho em tempo integral, como um ministro. Assim, iniciou os estudos em teologia no Unasp – EC, em 2011. No ano seguinte, continuou os estudos no Seminário Latino Americano de Teologia-BA (SALT – IAENE), onde atuou no Ministério Jovem da igreja do campus e, posteriormente, foi pastor auxiliar na mesma congregação. Formou-se em 2014 e foi chamado para iniciar seu ministério na Associação Mineira Central, em Belo Horizonte, no distrito do Novo Glória, atuando ali por dois anos. Em 2017, foi transferido para a cidade de Divinópolis (MG), onde permaneceu durante um ano. No final deste mesmo ano, recebeu o convite para fazer parte de uma nova família: a Associação Mineira Sul. Em 2018, assumiu o distrito de Conselheiro Lafaiete, onde está atualmente. O pastor Rafael é casado com Alessandra Cristina Guimarães desde 2015.
Pr. Sirlei Vasques
Sirlei Vasques da Costa é natural de Muriaé, MG, nascido no dia 3 de outubro de 1981, filho de Helena Vasques da Costa e Sebastião Sirio da Costa (in memoriam). É casado com Josiane Ferreira Gomes da Costa e pai de Enzo Valentim Gomes Vasques da Costa.
Nascido em lar Adventista, foi batizado no dia 15 de abril de 1994. Ainda muito jovem se apaixonou pela pregação da Palavra e começou seu ministério leigo de pregação nas várias igrejas da região onde morava. Sentindo-se chamado por Deus para o ministério pastoral, ingressou no Seminário Latino Americano de Teologia-BA (IAENE) no ano de 2011. Graduou-se em Barechal em Teologia no final do ano de 2014.
Lá exerceu atividades curriculares: monitor do SALT e atuação na missão Iaenense, onde foi diretor de MiPES no ano de 2014. Teve o privilégio de concluir uma pós-graduação em Estudos Sobre Psicologia da Família na Faculdade Adventista da Bahia no mesmo ano. Recebeu o chamado para iniciar seu ministério pastoral no distrito de Alto Jequitibá-MG, cidade da Associação Mineira Sul, onde ficou por três anos. Agora exerce seu ministério pastoral no distrito de São Lourenço, desde janeiro de 2018.
Conheça o pastor jubilado:
Pr. Donizetti Tófoli
Nascido em Albertina-MG em 13 de agosto de 1957, Donizetti Tófoli e sua família logo mudaram-se para o Paraná, na cidade de Cornélio Procópio, onde Tófoli viveu até aos 13 anos. Depois foi morar em Santo André-SP, onde viveu até 1984. Casou-se com Maria Neuza de Souza Tófoli, e dessa união nasceram dois filhos, Deise Tófoli Firmiano e Denesson Souza Tófoli. E como parte da família, o genro, Denilson Firmiano, e uma neta, Lorena Tófoli Firmiano.
Conheceu a mensagem Adventista ainda em Santo André-SP, sendo batizado em 1980 na Igreja Adventista Central de Santo André. Mudou-se para Capão Redondo-SP, onde sentiu-se chamado para o ministério pastoral, iniciando em 1986 o curso teológico e formando-se 1990. Foi chamado pela Associação Paulistana em 1991. Permaneceu até 2005 servindo a igreja em cinco distritos pastorais. Em 2006, recebeu o chamado para Associação Paulista Oeste, onde permaneceu até 2012. Depois, aceitou o chamado para o Espírito Santo-ES, para atuar na Associação Sul Espírito Santense de 2013 a 2016. Em 2017, foi chamado para a Associação Mineira Sul, onde permaneceu até 2018, até ser jubilado.
Confira na galeria abaixo as fotos da Cerimônia de Ordenação e Jubilação Pastoral:
(Créditos das imagens: Mayra Marques e Bruno Quaresma)









































Cerimônia de Ordenação confirma Ministério Pastoral

William esteve acompanhado de sua esposa e filha neste momento marcante de sua caminhada ministerial.
O distrito de Mathias Velho, em Canoas, RS, teve um motivo duplo para celebrar: a ordenação ministerial do até então bacharel em teologia, Willyam Wagner de Sá, que atende às igrejas desta região, e, o fato de uma das igrejas do distrito (no caso, central de Mathias Velho), sediar a cerimônia. Esta é a primeira vez no campo em que ocorre a cerimônia de ordenação ao ministério pastoral no mesmo distrito em que o teólogo atua.
A programação iniciou-se como de costume, às 9h, mas com uma Escola Sabatina diferenciada. Devido à presença de todos os pastores departamentais da igreja na região, cada um assumiu uma classe de Escola Sabatina. Este momento, foi coordenado pelo líder de Ministério Pessoal, João Lorini.
Às 10 horas iniciou-se o processo de ordenação com uma oração inicial pronunciada pelo diretor financeiro da região, pastor Laudecir Mazzo. Na sequência, o pastor Sidney Mendes, Secretário Ministerial da Igreja no Sul do país, apresentou um sermão onde foi enfatizado o legado de um pastor.
Ainda na oportunidade, o pastor Rogério Gurniak, fez a conjuração com o candidato que consiste nos votos ministeriais de compromisso. A oração de ordenação e consagração ao ministério foi pronunciada pelo pastor Sidney, com a imposição de mãos de todos os pastores ordenados presentes.
A entrega de certificado e credencial foi realizada pelo secretário do campo, pastor Elton Júnior e, em seguida, o presidente, pastor Marcos Júnior, lhes deu as boas-vindas ao ministério, falando sobre a importância de deste momento.
Sua esposa, Geize Cristina, foi recebida na Área Feminina da Associação Ministerial por Rosinha de Oliveira, líder deste ministério na região. A entrega de certificado e credencial foi conduzida pelo secretário do campo, pastor Elton Júnior.
Wagner Willyam de Sá

Teólogo desenvolve atividades no ministério adventista há quatro anos. Agora, tornou-se pastor de forma efetiva.
Nascido no dia 15/10/1992, na cidade de Novo Hamburgo – RS, filho de Euclides Menezes de Sá e Célia Gegnagel de Sá, batizou-se na Igreja Adventista do Sétimo Dia de Santa Rosa –RS no dia 29/09/2003. No ano de 2011 iniciou o curso de Teologia no UNASP campus Engenheiro Coelho – SP onde formou-se em 2014.
Em 15/02/2015 casou-se com Geize Cristina da Silva de Sá formada Bacharel em Direito no UNASP e que atualmente trabalha na Associação Central Sul Rio-Grandense. O casal recentemente teve sua primeira filha, Manuela, no dia 23/11/2018.
Também em 2015 exerceu seu primeiro ano de ministério se dividindo entre as funções de pastor jovem na IASD Iguatemi e evangelista nas escolas do CAMAR e Sarandi em Porto Alegre. No ano seguinte recebeu um chamado para trabalhar com auxiliar do departamento jovem da ACSR onde ficou até o final de 2016 quando foi chamado para ser pastor no distrito de Mathias Velho, em Canoas, onde permanece até hoje.
Deus tem abençoado grandemente esta família pastoral, o seu sonho e objetivo de vida de Wagner é que toda a família viva em plenitude a missão de pregar o evangelho para que em breve possamos olhar para cima e dizer: “Eis que este é o nosso Deus, em quem esperávamos, e ele nos salvará; este é o SENHOR, a quem aguardávamos; na sua salvação exultaremos e nos alegraremos.” Isaías 25:9
Veja a galeria de imagens:
















Treinamentos Integrados capacitam cerca de 3,5 mil líderes

Pastor Gustavo de Sá apresenta aos líderes técnicas pessoais de seu ministério referente à ministração de estudos bíblicos. (Foto: Mayra Marques)
Os finais de semana de 25 de novembro a 15 de dezembro foram marcados pelos treinamentos de líderes promovidos pela Associação Mineira Sul (AMS), sede regional da Igreja Adventista para a zona da mata e o sul de Minas Gerais. Mais conhecidos como Treinamentos Integrados, os encontros capacitaram cerca de 3,5 mil líderes que foram escolhidos para conduzir os departamentos e ministérios das congregações locais a partir de janeiro de 2019.
Para promover essas capacitações, a equipe de líderes administrativos e departamentais, junto às secretárias e aos assistentes de departamentos da AMS, se deslocou para cinco regiões do território da AMS – Viçosa, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Juiz de Fora, Alto Caparaó e Varginha –, onde instruiu a liderança das mais de 300 igrejas e grupos adventistas, que estão distribuídos em 37 distritos pastorais da AMS. O mais novo deles – distrito de Extrema, no sul de Minas Gerais – foi recentemente instituído, o que mostra o crescimento da Igreja nesta região do Estado.
A programação dos Treinamentos Integrados foi dividida em duas partes: a geral, momento em que era apresentado o foco missionário da AMS durante o próximo ano, bem como destacadas as principais programações; e em classes, onde cada líder assistia a palestras a respeito dos departamentos/ministérios que vai liderar em 2019. Na AMS, o foco para 2019 é que cada uma das igrejas da zona da mata e do sul de Minas estude a Bíblia com cem pessoas. A meta faz parte do projeto missionário da União Sudeste Brasileira (USeB) – sede administrativa da Igreja Adventista para os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo: AlcanCEMos – Somos Um em Busca dos Cem.
Leia também:

Com uso de realidade aumentada, aplicativo ajudará a exemplificar figuras do livro do Apocalipse. (Foto: Mayra Marques)
Durante as partes gerais das programações, foi apresentada também uma Bíblia Missionária que possibilita visualização de imagens proféticas, material que se torna um recurso prático para quem está envolvido diretamente com a arte de dar estudos bíblicos. A programação geral de cada Treinamento Integrado foi encerrada com batismos. Dezenas de pessoas foram batizadas.
O pastor Gustavo de Sá, presidente da AMS, e o pastor Leandro Rodrigues, líder de Evangelismo deste território, aproveitaram os treinamentos para reforçar o programa Pilares da Esperança, lançado em 2017 e composto por cinco frentes missionárias: Comunhão, Pequenos Grupos, Duplas Missionárias, Classes Bíblicas e Evangelismo. Firmadas nesses pilares, as igrejas conduzirão o projeto missionário nas congregações, com o intuito de alcançar pessoas para estudar a Bíblia e, logo, serem conduzidas ao batismo.
“Está diante de nós o ano de 2019, e com ele grandes oportunidades de salvação. Através de nós, com a atuação do Espírito Santo, muitas pessoas serão alcançadas”, acredita o pastor Gustavo. Ele conduziu os treinamentos aos anciãos das igrejas locais, líderes que conduzem as atividades eclesiásticas enquanto o pastor distrital atende outras congregações. Aproveitou inclusive para apontar o objetivo dos programas locais e regionais de 2019. “Todos os eventos e programas que estão em nosso calendário possuem apenas um objetivo: levar Jesus Cristo ao maior número de pessoas possível”, pontua. “A prática de dar estudos bíblicos estará em todos os departamentos, programas e eventos da Igreja na Associação Mineira Sul”, acrescenta.
Evangelismo Escola é anunciado nos treinamentos
Uma das novidades para 2019, apresentada nos treinamentos, é a de que, pela primeira vez, a AMS receberá o Evangelismo Escola, conduzido pelo pastor Luís Gonçalves, evangelista da Igreja Adventista na América do Sul. Este é um programa oficial do departamento de Evangelismo da Divisão Sul Americana (DSA), sede administrativa da Igreja Adventista para a América do Sul, e visa capacitar os pastores distritais e departamentais na arte de fazer Evangelismo Público. Além disso, o pastor Gonçalves apresentará, como faz na TV Novo Tempo, o programa Arena do Futuro para os adventistas do sul e da zona da mata de Minas (no dia 20 de julho, em Pouso Alegre; e no dia 27, em Juiz de Fora).

Líderes assumem o compromisso de estudar a Bíblia com pelo menos uma pessoa em 2019. (Foto: Mayra Marques)
Para o pastor Leandro Rodrigues, a expectativa é envolver todas as igrejas na pregação do Evangelho. “O ano de 2019 será bastante desafiador, especialmente porque receberemos o Evangelismo Escola no território da AMS”, diz. “Nosso foco é estudar a Bíblia com as pessoas, visitando-as em suas casas, para que elas conheçam esse Deus maravilhoso que nós conhecemos”, reforça. “Mas apesar do desafio, eu creio que no final do próximo ano nós iremos festejar os resultados alcançados por meio dessa grande mobilização”, destaca.
Para Jéssica Paixão, líder de igreja no distrito de Guaxupé, foi muito proveitoso ter participado desse treinamento. “Parabéns a todos os envolvidos! Os líderes voltaram para casa muito motivados e ansiosos para 2019 chegar logo. Foi muito bom”, pontuou. “Eu sempre participo desses treinamentos porque eles abrem a mente da gente. Como eu auxilio nas atividades de um grupo adventista, para mim cada aprendizado é mais que bem vindo. E mais, é sempre bom a gente estar próximo dos nossos irmãos, algo que esse tipo de evento nos proporciona também”, disse Rosa Sant’ana, líder em um grupo adventista do distrito de Varginha.
Confira, na galeria de fotos abaixo, algumas imagens dos Treinamentos Integrados realizados no território da Associação Mineira Sul:




















































Distritos da ARF recebem novos pastores em 2019
Na dinâmica organizacional adventista, cada pastor permanece, em média, 4 anos em um distrito pastoral. No entanto, de acordo com a necessidade da igreja, esse período pode ser encurtado ou estendido. Dessa forma, todos os anos, acontecem as transferências ministeriais. Em, 2019, 15 pastores atuarão em novos distritos e funções na ARF.
Conheça os distritos que receberão novos pastores no próximo ano:
Nova Friburgo
Pastor Carlos Eduardo Silva nasceu em 1983, é natural do Rio de Janeiro e formou-se em Teologia em 2011, na Universidade Adventista de São Paulo (Unasp). Iniciou suas atividades ministeriais em 2012, no distrito de Parque Aeroporto, em Macaé. Em 2014, foi transferido para o distrito de Cordeiro, na Região Serrana, e, desde 2016, atuava como pastor distrital em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Estado. É casado com a pedagoga Bruna Machado de Lima da Silva, com quem tem 2 filhas, as gêmeas Lara e Lorena.
Fonseca
Pastor Gilson de Almeida é natural de São Gonçalo, RJ, e formou-se em Teologia pela Universidade Adventista de São Paulo (Unasp), pós-graduado em Psicologia da família pela UNISA e, atualmente, cursa Administração de Empresas, além de cursos de graduação contínua em Liderança. Iniciou o ministério em 2001, passando pelos distritos de Araruama e Rio das Ostras. Em 2010, passou a servir a igreja como departamental de Escola Sabatina, Ministério Pessoal e ASA, onde permaneceu até 2018. É casado com Adriana Santana de Almeida e pai de Vitor Santana de Almeida.
Cabo Frio
Pastor Ivair Augusto Costa nasceu em Presidente Venceslau, SP, tem 52 anos, graduou-se em Farmácia Clínica, pela Universidade Grande Rio, em 1994; fez Pós-graduação em Bioquímica Clínica em 1995 e se formou em Teologia, pela Universidade Adventista de São Paulo em 2008. Iniciou o ministério em 2009, no distrito de Araruama, na Região dos Lagos. Em seguida, atuou nos distritos de Parque Aeroporto, Macaé, e Nova Friburgo, aonde atua até o presente momento. É casado com a pedagoga e psicóloga Neusi Muniz Domingues, e dessa união nasceu Daphyne Muniz Brumatti Fonseca.
Goytacazes – Campos dos Goytacazes
Pastor João Francisco de Castro Camara nasceu em 1983, em Bom Jardim, RJ. Formou-se em Teologia em 2007, pelo IAENE, atual FADBA. Iniciou seu ministério em 2008, no distrito de Calabouço, em Campos dos Goytacazes. Em 2011, foi transferido para o distrito do Ipiranga, no mesmo município. Em 2013, foi transferido para Rio das Ostras, no distrito de Cidade Beira-mar, e, em 2018, atuou como pastor distrital em Araruama, ambas cidades na Região dos Lagos. É casado com a psicopedagoga Juliane Cerqueira Santos Camara, com quem tem duas filhas: Isabela Camara, de 6 anos e Stela Camara, de 11 meses.
Araruama
Pastor Jorge Willians Avellar do Carmo nasceu em Duque de Caxias, em 1964. Formado em Teologia pela Faculdade Adventista da Bahia em 1995, ele também possui formação teológica pelo Instituto Nacional de Teologia Aplicada e pós-graduação em Ciência da Religião pela mesma instituição. Deu início ao trabalho pastoral em 1996, como distrital em Belo Horizonte. Também trabalhou nas cidades mineiras de Uberaba, Teófilo Otoni e Ipatinga até 2003, quando foi chamado para ser líder do Ministério Jovem e da Família da Associação Mineira Leste. Em 2010, foi chamado para ser pastor no distrito de Cruz Vermelha, na região central do Rio. Também foi pastor da IASD Botafogo até 2014 e ano seguinte foi eleito departamental de Lar e Família e Ministerial da Associação Rio de Janeiro. Ele é casado com Eliete Santos Oliveira do Carmo. Ambos têm dois filhos: Tiago e Letícia.
Itaperuna
Pastor Kedson Loura Menezes, nasceu no Rio de Janeiro, em 1965. Iniciou seu ministério em 1996, na Associação Amazônia Ocidental, no Norte do País, e foi transferido para o Rio de Janeiro, em 2005. Em 2017, foi transferido para a Associação Mineira Leste, onde atuou como pastor no distrito de Coronel Fabriciano. É casado com Célia Regina Alves Loura Menezes, e, dessa união nasceram Kerlyn e Keuler.
Manilha – Itaboraí
Pastor Marcos Aurélio Siqueira de Souza nasceu em São Gonçalo, em 1968. Formou-se em Teologia em xx, pela Universidade Adventista de São Paulo. Iniciou seu ministério em 2006, em Araruama, na Região dos Lagos. Em seguida, foi pastor nos distritos de Itaperuna, Região Noroeste, Calabouço, em Campos dos Goytacazes, Região Norte, Alcântara, em São Gonçalo e Fonseca, em Niterói, ambos na Região Metropolitana no estado. É casado com a pedagoga Érica Cristina Pinheiro de Souza e pai de dois filhos: Gabriel, de 23 anos, e Lilian Raquel, de 17 anos.
Rio Bonito
Pastor Michael dos Santos Valença nasceu em Catende, PE, em 1979. Em 2003, formou-se em Direito, pela Universidade Gama Filho e, em 2007, formou-se em Teologia pelo antigo Iaene, atual Fadba. Iniciou suas atividades no ministério em 2008, no distrito de Casimiro de Abreu. Em 2011, assumiu o Departamento Jurídico da Associação Rio Fluminense, onde serviu até 2018. É casado com professora Karla Roberta Martins de Freitas e dessa união nasceu Michael de Freitas Valença, de 7 anos.
Casimiro de Abreu
Pastor Nelson Domingos Filho nasceu em Nova Iguaçu, RJ, em 1965. Formou-se em Teologia em 1990, no antigo Iaene, atual Fadba. Iniciou o ministério em 1991, como pastor auxiliar da igreja central de Belo Horizonte, MG. Em seguida, foi pastor distrital em Jardim Laguna, também em Belo Horizonte, e Santa Rita, em Montes Claros, MG. Retornou a Belo Horizonte em 1994, como pastor no distrito de Bias Fortes e, em 1999, foi transferido para o Estado do Rio de Janeiro, onde foi pastor no distrito de Goytacazes, em Campos dos Goytacazes, região Norte do Estado, Petrópolis e Araras, também em Petrópolis, na Região Serrana. Atuou como pastor no distrito de Jardim Primavera, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e no Instituto Petropolitano Adventista de Ensino, Ipae, em Petrópolis. De volta a Minas Gerais, em 2013, passou pelos distritos de Ipatinga, e São Pedro, em Governador Valadares. É casado com Claudia de Oliveira Domingos, com quem tem dois filhos: Arthur e Nathalia.
Rio das Ostras
Pastor Osvaldo Felipe do Espírito Santo nasceu no Rio de Janeiro, em 1974. Formou-se em Teologia pelo Unasp, em 2012 e cursa Administração de Empresas, atualmente. Iniciou Iniciei o ministério em 2013, no distrito de Calabouço, em Campos dos Goytacazes. Em seguida, foi transferido para o distrito de Goitacazes, no mesmo município, onde atua até o presente momento. É casado com a pedagoga Márcia de Jesus Barros do Espírito Santo , com quem tem duas filhas: Jéssica e Jaqueline.
Cidade Beira Mar
Pastor Paulo Sérgio Viana do Espirito Santo nasceu em Campos dos Goytacazes, RJ. Formou-se em Teolofia pelo Unasp, em 2013 e cursa Licenciatura em Letras, pela mesma universidade. Iniciou seu ministério em 2014, como pastor auxiliar no distrito de Cordeiro, na Região Serrana. Desde 2015, é pastor no distrito de Travessão, em Campos dos Goytacazes, onde atua até o presente momento. É casado com a professora Raquel Santos de Assis.
Espaço Novo Tempo – Niterói
Pastor Ricardo Nelson Viana de Castro nasceu em São Gonçalo, em 1966. Formado em Teologia pela UNASP, em 2003 e pós-graduado em Psicologia do Relacionamento Familiar pela Unisa/SP, no ano de 2005. Iniciou suas atividades ministeriais como pastor distrital no distrito de Calabouço, no ano de 2004. Em 2005 foi transferido para o distrito de Cabo Frio, onde ficou até o ano de 2010. Em 2011, assumiu o distrito de Araruama, onde ficou até o ano de 2014. No mesmo ano foi nomeado , departamental de Lar e Família e Secretário Ministerial. Em 2017, assumiu também o departamento de Evagelismo da Associação Rio Fluminense. É casado com a enfermeira Raquel Farias Gonzalez de Castro e, desta união, nasceram dois lindos filhos: Rodrigo Gonzalez Castro, com 18 anos e Ramon Gonzalez Castro, com 13 anos.
Campos dos Goytacazes – Central
Pastor Robson Menezes Pereira da Rocha, nascido em 1983, na cidade de Itaboraí, é formado em Teologia pela FADBA, em 2006. Começou suas atividades ministeriais em 2007, como pastor no distrito de Maricá, na ARF. No mesmo campo, atuou como capelão nas escolas adventistas de Niterói e Itaboraí, em 2008, e como pastor nos distritos de Travessão, Casimiro de Abreu e São João da Barra. Desde novembro de 2014, atua como departamental de Mordomia e Saúde, acumulando, nos últimos meses, os departamentos de Desbravadores e Aventureiros, interinamente. É casado com a jornalista Marcely Seixas da Rocha e pai da Maria Clara, de 8 anos, e do Heitor, de 11 meses
Travessão – Campos dos Goytacazes
O pastor Sérgio Souza Júnior nasceu no Rio de Janeiro, em 1970. Formou-se em Teologia em 1995, pelo Unasp. Iniciou o ministério no mesmo ano, como pastor auxiliar da igreja de Botafogo, no Rio de Janeiro. Em 1996, foi transferido para o distrito de Ipiranga, em Campos dos Goytacazes. Em 2000, atuou como auxiliar no evangelismo em Trindade, no município de São Gonçalo, na Região Metropolitana. Na mesma região, atuou como pastor no distrito de Jardim Catarina.Em 2002, foi transferido para o distrito de Areal. Em 2005, atuou como capelão no Colégio Adventista da Tijuca, no Rio de Janeiro. E, 2006, foi transferido para o Rio Grande do Sul, trabalhando no distrito de Fragata, em Pelotas. onde permaneceu por 3 anos. Ainda na Região Sul, foi capelão no Instituto Adventista Paranaense (IAP). Retornou ao Rio de Janeiro em 2012, como capelão do Colégio Adventista de Itaboraí e, desde 2014, atua como pastor distrital em Itaperuna, na Região Noroeste do Estado. É casado com a pedagoga Márcia Souza e, desta união, n asceram a Karen, o Arthur e o Erick.
Coordenador da Escola Bíblica da Novo Tempo
Pastor Iuri Trindade Cabral da Silva nasceu no Rio de Janeiro, em 1989. É formado em Psicologia pela Universiodade Federal Fluminense (UFF) e, em 2016, concluiu a graduação em Teologia pela Faculdade Adventista da Bahia. Atuou como pastor auxiliar em Itaperuna, na Região Noroeste, em 2017 e como pastor distrital em Cidade Beira Mar, Rio das Ostras, na Região dos Lagos, em 2018. É casado com a pedagoga Priscila Silva de Almeida Trindade.
Mineira Central nomeia líderes para três áreas da Igreja
Na dinâmica organizacional adventista, cada pastor permanece, em média, 4 anos em um distrito pastoral ou à frente de um escritório administrativo da Igreja Adventista para uma região. No entanto, de acordo com a necessidade da igreja, esse período pode ser encurtado ou estendido. Dessa forma, todos os anos, acontecem as transferências ministeriais. Por isso, o escritório adventista para a região Central de Minas Gerais nomeou alguns nomes para liderar três departamentos da Igreja após reunião com a comissão diretiva da Organização.

Pastor Janderson Silva Dias ao lado da esposa Mosally Dias | Foto: Arquivo
O pastor Janderson Dias será o novo líder das áreas de Mordomia Cristã e Saúde. Ele já havia sido anunciado como o departamental Mordomia da Associação Mineira Central na última semana, mas agora ele também foi oficializado também como diretor para a área de Saúde, departamento antes liderado pelo pastor Julimar Santos.
Dias ingressou na Faculdade Adventista da Bahia (Salt-Iaene) e se formou em teologia no ano de 2013. O pastor Janderson Silva começou o ministério como evangelista associado da Mineira Central para a região do Triângulo Mineiro. Em 2015, ele assumiu o projeto especial em Uberaba (MG), mas foi transferido em 2016 para a cidade de Frutal (MG) onde serviu como pastor até dezembro de 2018.
Janderson Silva é casado com a psicóloga Mosally dos Santos Lima Dias, que é natural de Palmeiras do Índios, em Alagoas.
Os departamentos de Mordomia e Família eram anteriormente liderados pelo pastor Jeú Caetano. No entanto, Caetano foi chamado para atuar pela Igreja Adventista nas regiões Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte e Noroeste do estado do Rio de Janeiro (Rio-Fluminense).
Escola Sabatina, Ministério Pessoal e Ministério da Família
O pastor Marcos Santiago foi escolhido pela comissão diretiva como o novo líder do Ministério da Família da Associação Mineira Central. Santiago já liderava os departamentos de Escola Sabatina, Ministério Pessoal e Comunicação. Todavia, ele deixa o cargo de Comunicação e passa a liderar o Ministério de Lar e Família da Igreja Adventista para a região. O Ministério da Família estava sob os cuidados do pastor Jeú Caetano que também era líder de Mordomia.
Marcos Santiago é de Ribeirão das Neves e se formou em pedagogia em 2005 e três anos depois, concluiu a pós-graduação em aconselhamento familiar. Mas foi no ano de 2011, que Santiago concluiu os estudos na área de teologia no Centro Universitário Adventista de São Paulo (Salt-Unasp), campus Engenheiro Coelho. Atualmente, ele está finalizando a especialização em psicologia social.
Marcos Santiago é casado com a pedagoga Simone Santiago e tem dois filhos, o Daniel e a Júlia. Ele também á autor de dois livros: Oficina da Família e Cabra-Macho, Sim Senhor!

Pastor Julimar Santos continuará como líder de Evangelismo, mas agora passa a assumir o Departamento de Comunicação | Foto: Arquivo
Julimar Santos, atual líder de Evangelismo da Mineira Central, deixa a área de Saúde e passa assumir o departamento de Comunicação. Ele também foi nomeado durante reunião com a comissão diretiva na manhã desta quinta-feira (20). Comunicação era anteriormente liderado pelo pastor Marcos Santiago. O pastor Julimar Santos, de 33 anos, é graduado pela Faculdade Adventista da Bahia (Salt-Fadba) e se formou em teologia no ano de 2009. Em 2015, Santos concluiu sua especialização em Liderança pela Faculdade Adventista de Minas Gerais (Fadminas).
Nascido em Monte Claros, Santos assumiu a capelania do Colégio Adventista de Belo Horizonte em 2010 e também Igreja Adventista de Santa Maria e Alípio de Melo. Nos anos de 2011 e 2012, ele passou a atuar como pastor na região de Araxá. Em 2013 e 2014, Julimar Santos se torna pastor distrital de Santa Mônica, em Uberlândia. Ainda no Triângulo Mineiro, ele se tornou líder de Evangelismo para a região até que em 2017 e 2018 assumiu Evangelismo e Saúde para toda a Mineira Central.
Julimar Santos é casado com a nutricionista Leiliane Lopes Santos e tem dois filhos, o Isaac, de sete anos e o Miguel de um ano.
Servidores da Missão Mineira Norte arrecadam quase 2 toneladas de alimentos
Em pouco mais de duas semanas, servidores, pastores e administradores da Missão Mineira Norte- sede administrativa da Igreja Adventista do 7º Dia para o Norte e Noroeste de MG arrecadaram quase 2 toneladas de alimentos no Mutirão de Natal. Pastor Reones Nunes, coordenou o projeto e destacou a participação e mobilização de todos para o êxito do Mutirão.
Ele explica que o escritório administrativo foi dividido em duas equipes, verde e vermelho “e as quintas- feiras era feita a pesagem dos alimentos arrecadados”.
“ V da equipe Vermelha unida ao V da equipe Verde é igual ao
V de VITÓRIA, pois com esta vitória contribuímos para o Natal de algumas instituições e também várias famílias beneficiadas com estes projetos”, ressalta Nunes.
A universitária Márcia Santos, trabalha no escritório administrativo da Igreja Adventista do 7º Dia para o Norte e Noroeste de MG. Ela afirma de maneira objetiva que melhor que trazer os alimentos, é entrega-los.
“Às vezes chegamos em casa e reclamamos porque tem arroz, feijão e abóbora para comer, mas ver que tanta gente tem menos que isso, nos leva a reflexão. Alguns não conseguem nem mesmo comer o que é doado a eles. Nossa mente é muito limitada, não consigo mensurar a quantidade de pessoas que precisam de ajuda e saber que pude contribuir para que alguns tenham um natal melhor, me deixou muito feliz”, comemora.
A gestora da Casa Eliana, Iranete Andrade Silva, uma das instituições beneficiadas com o Mutirão de Natal dos servidores da Missão Mineira Norte, ressaltou a importância das doações destinadas para esta entidade que acolhe acompanhantes oncológicos. Ela afirmou que as doações chegaram no momento oportuno e representa benção para esta casa de apoio.
“A casa existe há um ano, sonho idealizado por Eliana, uma morada de Montes Claros, que morreu de câncer muito jovem, aos 35 anos. Continuamos com o legado deixado por ela, que é acolher não somente os pacientes, mas bem como os acompanhantes. Fica nossa gratidão aos amigos da Igreja Adventista pelo gesto de carinho com nossa instituição”, ressalta Iranete,
Lidinalva Fernandes, fundadora e diretora do Projeto Social Corrente do Amor que assiste famílias carentes na região do bairro Morrinhos, afirma que o sentimento também é de gratidão pelos alimentos destinados a esta entidade. Ela afirma que o “Mutirão de Natal é a oportunidade onde se forma uma grande corrente de solidariedade em prol do próximo”.
Entidades beneficiadas através do Mutirão de Natal dos servidores da sede administrativa da Igreja Adventista do 7º Dia para o Norte e Noroeste de MG: Casa Eliana que acolhe pessoas em tratamento do câncer, com sede no bairro São José, Casa da Terceira Idade Sant’Ana, Projetos Corrente do Amor, Pão Nosso de Cada Dia e Alimentando Esperança, este último distribui há três anos, às terças-feiras marmitas para moradores de rua.
Comissão vota transferências pastorais em MG
Dezoito distritos de Minas Gerais situados nas regiões Centro, Centro-Oeste e Triângulo Mineiro terão um novo pastor em 2018. As transferências foram definidas nas últimas semanas pela comissão diretiva da Associação Mineira Central, o escritório adventista que representa a região. Distrito é a definição atribuída a um conjunto de igrejas e pode abranger um bairro, uma cidade ou até mais de um município.
Veja quais distritos vão mudar de pastor:
DISTRITO | PASTOR |
Havaí | Robson Romero de Romero |
Betim | Benjamim Ernesto Marca Cusi |
Bias Fortes | Djalma Ferreira Alves |
Buritis | Welyton Ribeiro Tavares |
Contagem | Frederico Cândido de Toledo |
Frutal | Enos Elizio da Silva |
Ituiutaba | Darcy Andrade da Silva Filho |
Lagoa Santa | Luiz Carlos dos Santos |
Lagoinha | Ezequiel Cardoso da Mota |
Nova Serrana | Willian Nunes Ferreira |
Patrocínio | Wellington Gomes Nunes |
Progresso | Marcos Henrique Celestino Meireles |
Santa Efigênia | Jorge dos Santos Santana |
Tupi | José Henrique Pereira |
Planalto | Josué Pereira Duarte |
Veneza | Cássio Antônio Silva |
Venda Nova | José Luís Carvalho Afonso |
Bom Despacho | Rubens Silva Franca |
Enciclopédia Adventista do Sétimo Dia ganhará versão online

Material ajudará a ampliar conhecimentos a respeito da Igreja em todo o mundo (Foto: Reprodução / Adventist Review)
A Enciclopédia Adventista do Sétimo Dia (ESDA, na sigla em inglês) será a primeira obra de referência online da Igreja, e seu lançamento oficial ocorrerá na 61ª Assembleia da Associação Geral, em julho de 2020, em Indianápolis, nos Estados Unidos.
O material poderá ser acessado gratuitamente, o que estimulará a disseminação global do conteúdo. A versão impressa será produzida após a primeira edição digital.
Leia também:
Este projeto terá cerca de 10 mil artigos sobre a história adventista, eventos e temas cruciais, e sobre organizações, entidades, instituições e indivíduos, tudo isso acompanhado de fotografias, mídias e documentos originais. A iniciativa refletirá o crescimento da Igreja nos últimos 50 anos ou mais desde a publicação da primeira edição da Enciclopédia Adventista do Sétimo Dia.
Para colaborar, os editores convidam não apenas acadêmicos das áreas de história e teologia, mas também pesquisadores, professores, alunos e membros com experiência em um determinado assunto para preparar artigos sobre tópicos ainda não abordados no processo editorial.
A ESDA faz um apelo especial aos escritores de todo o mundo para coletar dados históricos de suas regiões de origem – sobre missionários, evangelistas, educadores, médicos, pregadores e líderes de seus templos que no passado contribuíram com o crescimento da Igreja Adventista em seu território. Bons lugares para começar a pesquisar são arquivos da igreja local, obituários, anuários, boletins informativos, publicações oficiais, coleções particulares de cartas e diários missionários, materiais de áudio e vídeo, e entrevistas.
Cada artigo se qualificará como uma publicação acadêmica, com seu autor recebendo reconhecimento total. Para obter informações detalhadas, eles devem verificar a página “Materiais do Autor” e a página “Editores Assistentes” para saber como entrar em contato com os editores responsáveis de sua região e descobrir quais são os tópicos disponíveis. Eles também devem visitar a página da Enciclopédia das regiões (Divisões) Intereuropeia, Euro-Asiática, Norte-Americana e Norte-Asiática do Pacífico.
Os editores estão abertos a considerar novas pesquisas e artigos não planejados assim que estiverem disponíveis. Eles podem considerar o que escrever e contatar o escritório de Arquivos e Estatísticas da Associação Geral com sugestões. E, também, podem acompanhar o projeto no Twitter, no perfil @EncyclopediaSDA.
A página oficial do projeto pode ser visitada (em inglês) em adventistarchives.org/encyclopedia
Conheça o novo quadro pastoral da Associação Rio de Janeiro para 2019
Nesta sexta-feira (17) a administração da Associação Rio de Janeiro definiu parte do novo quadro pastoral para o ano de 2019. A quantidade de distritos, 28 no total, permanece a mesma, mas com alterações no nome dos pastores que atuarão neles.
Confira a lista:
Araras – Pr. Fábio Venâncio
Areal – Pr. Gilmar
Botafogo – Flávio Siqueira
Central do Rio de Janeiro –
Central de Duque de Caxias – Pr. Carlos Rafael
Central de Petrópolis – Pr. Josenildo Gouveia
Copacabana – Pr. Thiago Fiuza
Cruz Vermelha – Pr. Ricky Castro
Engenho da Rainha – Raimundo Moraes
Fragoso – Pr. Wilson Arruda
Ilha do Governador – Pr. Iuri Haubrich
Imbariê – Pr. Jossimar Paim
Instituto Petropolitano Adventista de Ensino – Pr. Ricardo Ribeiro
Itatiaia – Pr. Wesley Paim
Jardim Primavera – Pr. Félix Valois
Magé – Pr. Valdeir Oliveira
Manguinhos – Pr. Leandro Oliveira
Méier – Pr. Ademar Baesso
Olaria – Pr. Roberto Souza
Parada de Lucas – Pr. Eliabe Neves
Parque Muísa – Pr. Jeozadaque
Parque Paulista – Pr. Kleber Amaral
Pedras – Pr. Adelson
São Cristóvão – Pr. Emanuel Gonçalves
Teresópolis – Alan Oliveira
Três Rios – Pr. Leiz Medeiros
Vila Isabel – Pr. Cérlison Ohnesorge
Xerém – Pr. Marcelo Oliveira