
Tesoureiros voluntários das Igrejas Adventistas da Associação Brasil Central passaram por um treinamento especializado nos últimos meses, para aprimorar suas habilidades na administração dos recursos financeiros das Igrejas locais. A equipe de tesouraria da ABC percorreu os 54 distritos do campo, levando capacitação para todas as regiões.
O treinamento teve como foco não apenas as técnicas de tesouraria, mas também a dimensão espiritual desse trabalho. Alex Ramos, tesoureiro geral da Associação Brasil Central, ressaltou que cada tesoureiro de igreja é um líder espiritual local, e seu papel vai além do gerenciamento financeiro e organização de recibos, incluindo a responsabilidade de cuidar da fidelidade dos membros.
Os tesoureiros locais contam com o apoio dos analistas da ABC, que analisam e tiram dúvidas do trabalho realizado, além de conferir todas as despesas e transações feitas pela Igreja local, utilizando o sistema ACMS para controle. "Esses treinamentos têm sido fundamental para fortalecer as habilidades e conhecimentos no desempenho das funções de cada voluntário", relata Efraim Sadrac, analista de Igrejas.
O treinamento também enfatiza a importância da missão que os tesoureiros devem ter em seus corações. Alex Ramos destacou que não basta ter igrejas cheias, “é necessário acompanhar a fidelidade dos membros. A compreensão da Mordomia Cristã, que trata da responsabilidade de cada cristão na administração dos bens espirituais e materiais, é essencial nesse processo”, acrescentou.
Ainda segundo Alex, a fidelidade na pregação não se limita ao local, mas abrange a necessidade de levar o evangelho a todo o mundo. Ele citou Mateus 24:14, que afirma que o evangelho precisa ser pregado em todo o mundo para que o fim chegue. “Assim, ao serem fiéis nos dízimos e ofertas, estamos contribuindo para a pregação global da mensagem de salvação. A Igreja Adventista trabalha em forma de compartilhamento dos recursos, para atender a diversos setores, incluindo missões mundiais e lugares onde não há presença adventista.
Durante os treinamentos, foi ressaltado o uso do aplicativo 7ME, que permite adorar a Deus na palma da mão. Esse aplicativo oferece recursos como meditação, estudos bíblicos, filmes, séries e muito mais, tudo em um só lugar, proporcionando praticidade aos membros.
Veja no vídeo abaixo como se cadastrar no aplicativo 7ME:
Ruideglam Araújo, membro da Igreja do Setor Maisa 1, destacou a importância de mais encontros com equipes de treinamento para garantir um bom andamento das atividades da tesouraria. Além de cuidar das finanças, ele ressaltou a importância da oração mútua, enfatizando que a oração é a chave para a vitória.
Os encontros reforçaram o compromisso dos tesoureiros com a excelência e a harmonia na gestão das finanças na Igreja local.
Veja na galeria abaixo fotos dos treinamentos promovidos pela Associação Brasil Central para tesoureiros:









